Pular para o conteúdo principal

Sobre os Dois Caminhos que levam ao Abismo

por

Sérgio Bronze

Publicação em Classe E.

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.

Existem sempre dois caminhos que levam à Luz, um Caminho que o homem comum segue e um outro que os Iniciados seguem. Na maioria das vezes, os estudantes confundem estes dois Caminhos, achando que o Caminho que o homem comum segue é o mesmo dos Iniciados. Devemos apenas ter em mente que o Abismo pode ser duplo, mesmo sendo único, mas seria muito complexo explicar sua Natureza. Podemos dizer que no Abismo, o Iniciado se depara com aquilo pelo qual ele terá de passar e por aquilo que o homem comum também terá de passar, sendo que no caso deste último, este não passará pelo que o Iniciado tem de passar irremediavelmente.

O homem comum ao passar pelo seu Abismo, passa a ver o mundo com mais clareza e simplicidade, sem muita consciência intelectual do que se processou nele, mas com uma experiência que modificou completamente a sua existência. Tal experiência o faz ter uma vida mais humana, tranquila, mais plena em seus atos do dia a dia. O Iniciado quando passa pelo Abismo se transforma em um Iluminado, livre de toda e qualquer noção de separatividade, vendo a existência sob o olhar Divino, onde cada pequeno acontecimento é um sinal da Natureza para ele – por exemplo, um dia de sol pode estar representando como o coração deste Iniciado se encontra.

Outra principal diferença entre ambos, é como eles experimentam o Abismo, para o Iniciado é mais uma etapa natural, fruto de um esforço de muitos anos, que culmina com a mais importante experiência espiritual que um ser humano pode ter e que é conhecido por Samadhi. O primeiro de uma série dessas experiências extremamente poderosas é o responsável por precipitá-lo no Abismo. Ao longo do tempo em que ele estiver na sua vivência Abissal, apesar de toda a confusão que demarca tal etapa, ele deverá se esforçar por ter outros Samadhis, para que estes o ajudem na Purificação de sua mente, que aos poucos vai se "esfacelando".

Devemos imaginar o quanto deve ser difícil para este homem que não consegue mais ver a possibilidade de continuar realizando sua Verdadeira Vontade, continuar buscando o Amor (Samadhi) que é o Caminho que leva à sua Vontade. Apesar de não ter mais esperança em coisa alguma, nem mesmo na Vontade, ele continua buscando o Amor. Pois só assim ele conseguirá Ver que é a sua Verdadeira Vontade a consequência ultimal do Amor.

A mente se esfacela devido ao choque que ocorre constantemente entre todas as teses aprendidas com as suas antíteses. Por exemplo, acreditou-se que a Cabala era uma sistema perfeito de iniciação e de observação do Universo, e agora se percebe na experiência de que tal sistema é cheio de defeitos: mas mesmo com seus defeitos terríveis, é um dos poucos sistemas que podemos ou temos em que nos apoiar. Não importa se está cheia de erros, foi ela que o levou chegar aonde chegou. Uma pessoa qualquer iria gargalhar e vociferar que a Cabala é perfeita e que qualquer opinião contrária é uma inverdade. Uma pessoa dentro do Abismo iria sair gritando que a Cabala é imperfeita e que ela deveria ser olhada com desconfiança. Um Iluminado diria: “que diferença faz?”

Na questão do homem comum, o Abismo se desvela para ele como perdas e pelo total desequilíbrio nos assuntos do dia a dia, como trabalho, relacionamento e depressão. Nem todos os sintomas de depressão são frutos do Abismo. Mas o Abismo provoca depressão e síndromes que podem até levar o homem ao suicídio ou ao desenvolvimento de patologias mentais. No caso do Iniciado ele seria levado a insanidade espiritual e física, e em alguns casos até a morte física, enquanto que no homem comum apenas insanidade física e a morte.

A sensação de vazio provocado pelo Abismo é enorme tanto para um quanto para o outro. O Abismo se caracteriza pela perda completa da esperança, do medo ou de qualquer outra coisa que antes impediria o homem de ver a Existência com um olhar pleno. Em ambos os casos surgem nele uma Alegria e uma Despreocupação que pode ser vista por outras pessoas, como desleixo ou mesmo como irresponsabilidade. Devemos tentar ver este homem como alguém que voltando para casa depois de passar muito tempo em uma guerra, tendo presenciado as piores experiências que se possa ter em um campo de batalha - e sem ter ficado desequilibrado - busca retomar sua vida. Obviamente que esta pessoa jamais voltará a ter um comportamento similar aos seus. Obviamente que esta pessoa levará uma vida mais plena que os seus, onde ele se "agarrará" em coisas que as pessoas geralmente veem como bobas e até mesmo como supérfluas. A plenitude está em coisas pequenas, assim como os Sinais do Universo estão em atos sem qualquer sentido para as demais pessoas.

Há alguns detalhes que somados a outros podem servir de base para a percepção de que uma pessoa tem as condições de um dia chegar a tão grande experiência humana, que transforma qualquer Animal em uma Divindade. A primeira condição é, possuir um corpo saudável, livre de vícios, robusto e resistente a doenças de todos os tipos. A segunda é, ter uma mente ágil, perspicaz e precisa. A terceira é, humildade, paixão por aquilo que se faz, estar completamente entregue e saber entregar qualquer coisa na hora que for necessária. E quarta, seguir sempre em frente mesmo sabendo que o que está em sua frente, por mais real que aquilo possa parecer, é ainda uma Ilusão. Sem estas quatro características que são muito mais profundas do que qualquer descrição superficial, como esta, nenhum homem estará apto a Sair à Luz.

Outros detalhes se fazem necessários, mas que é especifico para aquele que deseja ser um Iniciado. O principal detalhe de todos é o fato da necessidade de se ter atingido o Conhecimento e Conversação com o Sagrado Anjo Guardião. Muitos diriam: para que preciso atingir esse Guru se Ele irá me abandonar no momento mais crucial de todos? Porque precisamos aprender a Pensar da maneira como Ele se esforça em nos Ensinar. Sem aprender a Ver todas as coisas sobre Seu ponto de vista, estaremos realmente fadados ao fracasso. O homem comum, que apenas O intui, compreende muito pouco, isto é, não consegue experimentar todas as possibilidades que lhe estão sendo oferecidas. No caso do Iniciado, o Conhecimento e Conversação lhe faz perceber algumas coisas essenciais: o que é realmente a espiritualidade; qual o grande objetivo de tudo; o que se precisa se tornar; e o que se será e o que se terá. Para que se chegar a isto de maneira plena se precisa ser: conhecedor de seus vícios e virtudes; ter pleno domínio sobre a mente e a isto se chama Dharana; Amar ao Anjo em suas diversas manifestações, quer seja em Sua presença ou na presença de outros - no entanto, esta questão é mais complexa do que se imagina; e, por último, estar pronto para Obedecer e aqui isto também esbarramos em uma outra coisa complexa chamada: Desapego. Existem aqui tantas questões a serem explicadas que tornariam este material extenso demais, mas seria muito desvelador.

Podemos dizer que em uma primeira etapa aprendemos a ver as coisas que nos cercam com diversos olhares, de acordo com a situação momentânea em que estamos envolvidos, e isto é uma característica da formação da Personalidade. Depois, aprendemos a ver as coisas sob uma única ótica, não importando quais as situações em que nos envolvemos, e isto é algo típico da formação do Ego. No entanto, precisamos, e seremos ensinados, a vermos as coisas sob uma terceira ótica que é a Divina e isto só acontece quando somos o próprio Deus. Esta terceira maneira de vermos as coisas é particular, amoral, precisa em relação à própria Natureza... Ver através do Olhar de Deus é ver a Precisão, pois como disse o grande Poeta português, Fernando Pessoa: “...Navegar é preciso, viver não é preciso”. Portanto, se estamos navegando em um outro Mar, chamado de Entendimento, precisamos ver o Universo em sua precisão. Este “navegar” é a nossa Verdadeira Vontade. A vida humana, por sua vez, é cheia de circunstâncias que na maioria das vezes não faz sentido para quem a vive e aí a precisão é “improviso”.

O Abismo é o Regente do atual Æon. Todos os homens estão caminhando para ele. Com algumas pequenas reflexões superficiais podemos compreender os seus reflexos nos tempos atuais e cada homem deve compreender por si próprio este fenômeno, e ver como ele mesmo se encaixa nos acontecimentos. Mas ao contrário do que muitos possam imaginar, enquanto mundo de manifestação, o Abismo, é um dos mais criativos e um dos mais cheios de possibilidades, além de romper com todos os limites através de sua própria limitação.

Para aqueles que transpõem o Abismo a existência é formada pela plena realização da Verdadeira Vontade, que é a utilização de todas as Artes humanas na direção de um único Objetivo. É formada pelo Entendimento do Sofrimento que nada mais é do que a plena certeza de que sempre existirá Ilusão e, consequentemente, Sofrimento. Isto quer dizer que ele sabe utilizar a Ilusão para a plena realização de sua Vontade. Isto só é possível porque ele, o nosso Iniciado, é Mestre em Samadhi. Por ser um Mestre ele pode, finalmente, manipular sem manipular - dizem que ele é um Mentiroso, mas não existe uma única mentira em suas Palavras. Isto ocorre porque ele é um Deus e ve Deus em todas as coisas, em cada pequeno detalhe, mesmo que estas coisas não se comportem como Deus.

Para o homem comum, este adquire prazer e riqueza em seus trabalhos diários, mas tem certa propensão ao isolacionismo de seus pensamentos. Ama e é amado com intensidade, se tornando na maioria dos casos em um grande amante, gerando em si uma energia sexual e sensual muito acima da média, mas mesmo assim ele consegue ser virtuoso, em atos e em pensamentos. Torna-se um verdadeiro altruísta no sentido mais profundo da palavra. As consequências disso tudo, em ambos os casos, aqui relatados, são: Mudança constante de Pensamento e de Atos; compreensão do sentido mais verdadeiro da Lei e das consequências das Ações e das Reações; Desapego e Certeza.

Porém, alguns homens comuns, movidos pela falta daquelas características inicialmente colocadas no começo deste texto, confundem aquilo que eles acham que é iniciação com o que é realmente Iniciação. Alguns homens, ainda comuns, que almejam a Iniciação, acreditam que estejam passando pelo Abismo dos Iniciados quando sequer teem condições de pensarem sobre isso. São como uma nave sem bússola sob uma noite encoberta por nuvens, em um mar turbulento de vaidade. Na melhor das hipóteses a morte lhes cairia melhor, pois é terrível ver um homem movido pelas suas insanidades, sejam elas espirituais ou patológicas. Compreendo que todos gostariam de serem mestres de alguma coisa, seria louvável se realmente se esforçassem com a perseverança necessária que o Caminho necessita, mas não é isto o que se ve na grande maioria dos casos, infelizmente.

Amor é a lei, amor sob vontade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não existe Deus senão o homem

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.Curiosamente estamos diante de um paradoxo e todo o paradoxo é em si mesmo engraçado, porque estimula perguntas cujas respostas levam tempo a serem respondidas, isto é, quando elas conseguem ser respondidas. Mas onde quero chegar? Estamos diante de uma nova religião, conhecida por Thelema e ela é, ao lado do Taoísmo e até mesmo do Budismo, uma religião que não possui deus ou qualquer divindade de adoração.Seria isso possível? Sim. Ela é uma religião além de qualquer adoração divina ou temor a um deus. Mas então, o que seriam aquelas divindades conhecidas como Nuit, Hadit, Ra-hoor-khuit, Hrumachis e tantas outras que surgem em diversos escritos? O que seria a tal Companhia do Céu descrito logo no início do Liber AL vel Legis? Ora, eles são neter, são neteru, uma expressão egípcia antiga que foi erradamente traduzida por deus ou divindades. Na verdade, o termo neter (plural, neteru) quer dizer simplesmente Essência ou Princípio. Assim temos o P…

A Serpente, a Pomba e o Dragão

porFrater A.A.A.N.Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.Existe a serpente e a pomba, e é da Natureza da serpente devorar a pomba e é da Natureza da pomba precipitar a serpente à terra. Em algumas tradições a serpente recebe asas de maneira natural como alusão a sua capacidade de se locomover pelo tempo. Então, primeiramente, falemos da Natureza de cada uma – da serpente e da pomba – para depois dissertarmos sobre a Natureza que as une.A serpente é o lento arrastar do homem pela vida e este arrastar o leva a conhecer a terra. O conhecimento da terra deveria levá-lo a entender os pormenores e do entendimento surge a sabedoria, inexoravelmente. Aparentemente, e só aparentemente, o homem e a serpente são opostos, é pela cegueira de um e a frieza do outro que eles podem ser vistos em oposição. Mas é pela boca do homem que o veneno é inoculado na terra.Viajando pelo sul da terra, o deserto inóspito e infértil, o homem-serpente é representado por um simples risco no chão, uma linha viva…

TRATADO SOBRE O TAROT DE THOTH - VENDA DE LIVROS

Tratado Sobre o Tarot de Thoth (Crowley) Sérgio Bronze ​ 200 Páginas 14,5 cm Largura / 20,5 cm Altura ​ Um estudo pessoal e aprofundado sobre o Tarot do Crowley, tendo como base os ensinamentos contidos no Liber AL vel Legis. Um dos mais completos e explicativos textos sobre o Tarot de Thoth (Crowley) em língua portuguesa. ​ Vendemos para todo o Brasil e exterior. Envie o seu CEP para o cálculo do SEDEX. ​ O pagamento é realizado apenas por depósito bancário. O livro será enviado até um dia útil após a confirmação do pagamento ou através do envio do comprovante. ​ R$ 45,00 + taxa de envio