Pular para o conteúdo principal

Trecho de uma Carta

Fludd-SublimeSun(744x721)

…De todas as Artes desenvolvidas pelo ser humano, a Alquimia é a mais rica em compreensão da Natureza, vide ser humano, e dos símbolos que compõe o imaginário comum e iniciático. Para o Filósofo alquímico, a observação do mundo natural, ao seu redor, o faz compreender certas similaridades com o seu próprio desenvolvimento espiritual, pois para os Filósofos da Arte, o mundo material é um reflexo perfeito do mundo espiritual. Da mesma maneira que ele se percebe como um espelho microcosmo do macrocosmo, surge daí a compreensão de cada fenômeno natural ao seu redor é um espelho de um fenômeno espiritual. Desta experiência surgiu a máxima alquímica de que: não existe absolutamente nada que seja tão vil que não possa ser utilizado por nós. Este dois mundos, material e espiritual, luz e treva, são para eles as duas faces de uma mesma moeda e tais mundos só são compreendidos como tais (bom ou mal) devido àquilo que toca nossos corações.

Durante muitos séculos, a Alquimia foi o único sistema iniciático do mundo ocidental, que teve sistematicamente seus sistemas perseguidos e destruídos por uma onda filosófica negra e oriental que pouco ou quase nada tinha haver com o Homem ocidental. Os Filósofos da Arte aprenderam a se ocultar em símbolos e conceitos de certo hermetismo para que pudessem manter viva uma Arte milenar e talvez a primeira conhecida pela própria humanidade. Graças ao mundo islâmico que a Alquimia se manteve viva, até que o mundo cristão pudesse se apossar de seus conhecimentos. Assim, a base filosófica e iniciática do mundo ocidental pode se manter viva e se adaptando sempre aos novos tempos. Ela, portanto, nos serviu por muitos séculos como base filosófica para as práticas mágicas e místicas dos Iniciados ocidentais, até o recebimento do Liber AL vel Legis.

A Alquimia enquanto Arte só poderia ter surgido em culturas de um pensamento de extremo refinamento, como no caso das Tradições Estelares e na do Taoismo. Apesar de terem assumido caminhos diferentes, a Alquimia sempre foi uma Arte capaz de assumir qualquer roupagem (material ou espiritual) com a mesma carga de beleza e de profundidade…

Sérgio Bronze

Comentários

  1. Belíssimo texto. Há alguma diferença entre Alquimia como sistema iniciático e a Alquimia como arte?

    Poderia comentar mais o seguinte trecho:
    "... Ela, portanto, nos serviu por muitos séculos como base filosófica para as práticas mágicas e místicas dos Iniciados ocidentais, até o recebimento do Liber AL vel Legis..."

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não existe Deus senão o homem

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.Curiosamente estamos diante de um paradoxo e todo o paradoxo é em si mesmo engraçado, porque estimula perguntas cujas respostas levam tempo a serem respondidas, isto é, quando elas conseguem ser respondidas. Mas onde quero chegar? Estamos diante de uma nova religião, conhecida por Thelema e ela é, ao lado do Taoísmo e até mesmo do Budismo, uma religião que não possui deus ou qualquer divindade de adoração.Seria isso possível? Sim. Ela é uma religião além de qualquer adoração divina ou temor a um deus. Mas então, o que seriam aquelas divindades conhecidas como Nuit, Hadit, Ra-hoor-khuit, Hrumachis e tantas outras que surgem em diversos escritos? O que seria a tal Companhia do Céu descrito logo no início do Liber AL vel Legis? Ora, eles são neter, são neteru, uma expressão egípcia antiga que foi erradamente traduzida por deus ou divindades. Na verdade, o termo neter (plural, neteru) quer dizer simplesmente Essência ou Princípio. Assim temos o P…

A Serpente, a Pomba e o Dragão

porFrater A.A.A.N.Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.Existe a serpente e a pomba, e é da Natureza da serpente devorar a pomba e é da Natureza da pomba precipitar a serpente à terra. Em algumas tradições a serpente recebe asas de maneira natural como alusão a sua capacidade de se locomover pelo tempo. Então, primeiramente, falemos da Natureza de cada uma – da serpente e da pomba – para depois dissertarmos sobre a Natureza que as une.A serpente é o lento arrastar do homem pela vida e este arrastar o leva a conhecer a terra. O conhecimento da terra deveria levá-lo a entender os pormenores e do entendimento surge a sabedoria, inexoravelmente. Aparentemente, e só aparentemente, o homem e a serpente são opostos, é pela cegueira de um e a frieza do outro que eles podem ser vistos em oposição. Mas é pela boca do homem que o veneno é inoculado na terra.Viajando pelo sul da terra, o deserto inóspito e infértil, o homem-serpente é representado por um simples risco no chão, uma linha viva…

TRATADO SOBRE O TAROT DE THOTH - VENDA DE LIVROS

Tratado Sobre o Tarot de Thoth (Crowley) Sérgio Bronze ​ 200 Páginas 14,5 cm Largura / 20,5 cm Altura ​ Um estudo pessoal e aprofundado sobre o Tarot do Crowley, tendo como base os ensinamentos contidos no Liber AL vel Legis. Um dos mais completos e explicativos textos sobre o Tarot de Thoth (Crowley) em língua portuguesa. ​ Vendemos para todo o Brasil e exterior. Envie o seu CEP para o cálculo do SEDEX. ​ O pagamento é realizado apenas por depósito bancário. O livro será enviado até um dia útil após a confirmação do pagamento ou através do envio do comprovante. ​ R$ 45,00 + taxa de envio