Pular para o conteúdo principal

O Iluminismo

Esta é a expressão ao direito de liberdade, mesmo que sacrificando a igualdade, contra todo tipo de opressão.
É a expressão do crescimento e das expansões humanas, de uma nova religiosidade, do renascimento cultural e de uma nova política. É a consolidação de uma sociedade sem qualquer cunho ditatorial e de uma classe política sem qualquer tipo de privilégios. Busca-se o pleno esclarecimento do indivíduo através do estudo, do saber.
A liberdade é um direito divino dado para cada ser humano no momento do seu nascimento. A igualdade, entretanto, se encontra apenas no que se refere aos direitos inalienáveis como: educação, segurança, saúde, moradia e liberdade.
No entanto, compreendemos que o elo mais fraco de todas as ideias é o próprio ser humano. Esta fraqueza se origina no seio da sociedade onde cada um nasce: família, escola, amizades, trabalho… Assim sendo, se torna premente a mudança do meio através da Filosofia da Luz.
Todo poder emana do povo e o povo clama por liberdade e por mudanças, conhecimento e progresso. Apesar da liberdade ser um direito divino, a razão é algo que escapa da grande maioria. Não é todo ser humano que sabe se autodeterminar, portanto, cabe ao governo democraticamente escolhido dar, através dos direitos inalienáveis, as condições para que este possa ter o mínimo possível de razão. E mesmo assim, a razão lhes escapará na maioria dos casos.
A Filosofia da Luz é um ato da natureza e por assim ser é algo que todos os seres humanos buscam. Mesmo assim, como sempre existem uma exceção em todas as coisas, há aqueles que buscam a submissão e aqueles que caminham na direção oposta. Tudo na natureza possui dois polos, necessários para a sua própria existência. Há aqueles que pessimamente formados pela educação e pela sociedade em que vivem, se rebelam contra a natureza.
Existe aqui uma valorização do indivíduo humano pela suas virtudes individuais. Pois é o indivíduo quem gera a riqueza da sua sociedade através de suas ações virtuosas. Ao buscar pelo seu bem estar, este acaba por gerar um bem estar a todos os demais, mesmo que esta não seja a sua intenção inicial. Ao não buscar laços este acaba por criar, pois é algo natural em todo ser humano a busca pela felicidade e não existe a real felicidade que não seja a compartilhada. É pelo instinto da felicidade que o indivíduo busca a liberdade.
O grande responsável pela degradação humana são as sociedades cujos governos privam do indivíduo os seus direitos inalienáveis, resultando na desigualdade social. As diferenças sociais são, em última análise, uteis, pois estimulam o desejo pelo progresso do indivíduo.
É do dever de cada indivíduo manter o estado funcionando para prover a todos os direitos inalienáveis.

Sérgio Bronze

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não existe Deus senão o homem

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.Curiosamente estamos diante de um paradoxo e todo o paradoxo é em si mesmo engraçado, porque estimula perguntas cujas respostas levam tempo a serem respondidas, isto é, quando elas conseguem ser respondidas. Mas onde quero chegar? Estamos diante de uma nova religião, conhecida por Thelema e ela é, ao lado do Taoísmo e até mesmo do Budismo, uma religião que não possui deus ou qualquer divindade de adoração.Seria isso possível? Sim. Ela é uma religião além de qualquer adoração divina ou temor a um deus. Mas então, o que seriam aquelas divindades conhecidas como Nuit, Hadit, Ra-hoor-khuit, Hrumachis e tantas outras que surgem em diversos escritos? O que seria a tal Companhia do Céu descrito logo no início do Liber AL vel Legis? Ora, eles são neter, são neteru, uma expressão egípcia antiga que foi erradamente traduzida por deus ou divindades. Na verdade, o termo neter (plural, neteru) quer dizer simplesmente Essência ou Princípio. Assim temos o P…

A Serpente, a Pomba e o Dragão

porFrater A.A.A.N.Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.Existe a serpente e a pomba, e é da Natureza da serpente devorar a pomba e é da Natureza da pomba precipitar a serpente à terra. Em algumas tradições a serpente recebe asas de maneira natural como alusão a sua capacidade de se locomover pelo tempo. Então, primeiramente, falemos da Natureza de cada uma – da serpente e da pomba – para depois dissertarmos sobre a Natureza que as une.A serpente é o lento arrastar do homem pela vida e este arrastar o leva a conhecer a terra. O conhecimento da terra deveria levá-lo a entender os pormenores e do entendimento surge a sabedoria, inexoravelmente. Aparentemente, e só aparentemente, o homem e a serpente são opostos, é pela cegueira de um e a frieza do outro que eles podem ser vistos em oposição. Mas é pela boca do homem que o veneno é inoculado na terra.Viajando pelo sul da terra, o deserto inóspito e infértil, o homem-serpente é representado por um simples risco no chão, uma linha viva…

TRATADO SOBRE O TAROT DE THOTH - VENDA DE LIVROS

Tratado Sobre o Tarot de Thoth (Crowley) Sérgio Bronze ​ 200 Páginas 14,5 cm Largura / 20,5 cm Altura ​ Um estudo pessoal e aprofundado sobre o Tarot do Crowley, tendo como base os ensinamentos contidos no Liber AL vel Legis. Um dos mais completos e explicativos textos sobre o Tarot de Thoth (Crowley) em língua portuguesa. ​ Vendemos para todo o Brasil e exterior. Envie o seu CEP para o cálculo do SEDEX. ​ O pagamento é realizado apenas por depósito bancário. O livro será enviado até um dia útil após a confirmação do pagamento ou através do envio do comprovante. ​ R$ 45,00 + taxa de envio